Nos anos 90 eu tive o privilégio de treinar com o Sensei Shigueru Matsumi (R.I.P), pioneiro e primeiro professor de judô na cidade. Sua influência foi fundamental para minha vida e de tantos outros alunos, deixando um legado inestimável não apenas para a comunidade do judô mas para todos que conviveram com esse mestre. Eu morei durante 10 anos em Campo Mourão - PR.
Participar dos Jogos Abertos representando a equipe de faixa marrom de Campo Mourão em confrontos contra times de cidades como Londrina, Apucarana e Curitiba foi uma experiência marcante e enriquecedora.
Com sua graduação de 8º Dan e a faixa coral, dedicou décadas de sua vida ao ensino e promoção do judô, sendo um pilar na fundação da renomada Academia de Judô Matsumi e contribuindo ativamente com a Associação Municipal de Judô.
O Sensei Matsumi nasceu em 1934 na cidade de Kumamoto no Japão, ainda recém nascido veio com os pais e mais seis irmãos para o Brasil. Instalaram-se primeiramente em Marília, interior de São Paulo e posteriormente na capital paulista. Foi ali que aos 19 anos passou a dar aulas de judô, esporte que virou profissão com duas academias em dois bairros diferentes de São Paulo.
Em 1968, aos 34 anos, já casado com Toshiko Matsumi (in memoriam), conheceu Campo Mourão e criou raízes familiares e esportivas. Na época já estava graduado na faixa preta – 4º Dan pela Budokan de São Paulo e passou a visitar diversos municípios da região ensinando os preceitos do judô.
Os inúmeros títulos regionais e nacionais conquistados por Matsumi sensei, tanto como atleta quanto como técnico, refletem sua excelência e comprometimento com o esporte. Seu legado não se restringe a tatame, mas a toda a estruturação e desenvolvimento do judô no Paraná, deixando um impacto duradouro em várias gerações de praticantes.
Em 2022 faleceu o Sensei Shigueru Matsumi aos 88 anos.
O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.